segunda-feira, 23 de março de 2009

Mais informações sobre a cirurgia do diabetes e obesidade

Estes posts relatam o dia a dia, as dificuldades e a rotina da cirurgia de transposição de íleo para cura do diabetes e da obesidade. Os relatos estão divididos em partes. Para ler desde o inicio você pode começar aqui:

PARTE 1 http://cirurgia2.blogspot.com/2009/03/o-inicio-de-tudo.html

Para saber um pouco mais sobre o Dr. Áureo:
Revista Veja: http://veja.abril.com.br/311007/p_092.shtml
Jornal Opção http://cirurgia2.blogspot.com/2009/03/um-pouco-mais-sobre-dr-aureo.html

Um vídeo interessante sobre a cirurgia
http://br.truveo.com/Diabetes-Brasileiros-desenvolvem-cirurgia-in%C3%A9dita/id/4001392579


Encontrei essas informações no blog da Emilia, e estou republicando aqui, pois me pareceram bem interessantes.

O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO É O MESMO PARA OBESIDADE E DIABETES ?

Respondendo a pergunta da Graça Miller o Dr. Luiz Queiroz, da equipe do Dr. Áureo, diz: - O procedimento é basicamente o mesmo do diabetes, o que ocorre é que a cirurgia restaura a homeostase do organismo ou seja o seu equilíbrio, a pessoa não vai comer com impulsivamente, a grelina baixando seu nível no sangue, este é o hormônio da saciedade, a pessoa não sente vontade de comer e só come o que é necessário, como pessoas normais.
- Antigamente as técnicas cirurgicas eram restritivas a pessoa emagrecia na marra, com a técnica desenvolvida pelo Dr Aureo, a pessoa emagrece feliz sem sofrimento. Não há retirada do intestino, apenas o íleo , a última porção do intestino delgado é intesposta ao jejuno. Não tem anel , pois o mecanismo de ação é fisiológico e não restritivo. Há sim grampos para suturas.
window.google_render_ad();
DIFERENÇA DA CIRURGIA DE OBESIDADE PARA AS ANTIGAS
O nome da técnica do Dr Aureo é FREIO NEUROENDÓCRINO, portanto nesta técnica é retirada cerca de 20% do estômago, região onde é produzida o hormônio Grelina, responsável pela saciedade. Portanto agindo no cérebro a pessoa só come o que é necessário, no intestino então serão absorvidos todos os nutrientes e vitaminas , não sendo necessários uso de medicamentos suplementares.

No intestino é interposto uma parte do íleo ao jejuno, além do efeito incretínico no íleo e o alimento em quantidade adequada a pessoa emagrece rápido e saudável , além de não ter aquele famoso cheiro horrível das fezes, causado pela esteatorréia, muito comum em técnicas cirúrgica antigas.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
INFORMAÇÕES GERAIS INICIAIS –
1 - Essa cirurgia se destina a pacientes portadores de diabetes tipo 2. Os casos de Tipo I ou da criança ou infanto-juvenil ainda não são tratados por esse procedimento cirurgico.
2- Foi idealizada pelo Dr. Aureo Ludovico de Paula e é realizada aqui em Goiânia e Sãqo Paulo desde 2003.
3- Aproximadamente 95% das pessoas portadoras de Diabetes tipo 2 são candidatas. Aquelas excluídas (aproximadamente 5%), em geral possuem algum problema clínico muito grave que impede o ato anestésico-cirurgico, ou extremo de idade como problema renal avançado, pacientes em hemodiálise, com função renal abaixo de 30 ml/min.- História de acidente vascular cerebral (AVC). - História de ressecção do pâncreas por Tumor. Pancreatite crônica por álcool. - Cirrose hepática. Doença inflamatória do intestino, tipo Doença de Crohn. - Câncer em atividade, independente do local de origem. - Problema cardíaco muito grave tipo insuficiência cardíaca congestiva avançada. - Pacientes com mais de 70 anos.
4- É feita através de cirurgia laparoscópica, não havendo necessidade de cirurgia aberta, com corte. Dura em média 3 a 4 horas. Outros procedimentos podem ser feitos como: colecistectomia, hernioplastia hiatal, obesidade, etc.
5- A internação hospitalar dura em média 3 dias.
6- Não há necessidade de repouso físico.
7- É fundamental uma dieta nos primeiros 3 a 6 meses do procedimento (nutricionista) 8- É necessário a realização de uma série de exames para adequada avaliação de cada caso.
9- O índice de remissão ou controle do Diabetes 2 é de 90 - 95% dos casos.
10 - O princípio básico da cirurgia está relacionado a estimulação do Pâncreas através de hormônios do trato digestivo, próprios de cada pessoa. Nos diabéticos esses hormônios, incretinas, estão em níveis baixos. Realiza-se uma interposição ileal. É necessária ainda uma pequena redução do estômago. Essa parte da cirurgia destina-se a diminuir um hormônio (grelina) que interfere com a ação da insulina.

FREIO NEUROENDÓCRINO
É o nome da técnica cirúrgica criada pelo Dr. Áureo Ludovico de Paula. Esta cirurgia é hoje a esperança dos portadores de Diabetes II, já está sendo realizada desde 2003 com sucesso absoluto. O método consiste na interposição de segmento de íleo, que é a terceira e última parte do intestino delgado, para uma área mais próxima do estômago. Dessa forma, intensifica-se a produção das incretinas, hormônio que estimula a produção de insulina. Gastroplastia com interposição ileal (freio neuroendócrino) como opção de tratamento cirúrgico da obesidade mórbida.



Para saber como foi a minha cirurgia siga abaixo:
PARTE 1 http://cirurgia2.blogspot.com/2009/03/o-inicio-de-tudo.html




11 comentários:

  1. Qual é a diferença entre essa técnica é a Bypass Intestinal, realizada pelo o Dr. Paulo Reis em Goiânia?

    ResponderExcluir
  2. Fernando
    Obrigada por visitar o blog. Infelizmente não sei te esclarecer pois sou totalmente leiga no assunto.
    Voce teria mesmo que pesquisar ou conversar com um médico.

    Abrços

    Helen

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Helen, fui atras de informações e descobri que o dr. Paulo Reis faz a cirurgia do bypass intestinal que encurta o trajeto dos alimentos através de um desvio feito no intestino fino, permitindo dessa forma que o paciente também consiga controlar o diabetes tipo 2, neste procedimento o dr Paulo Reis não retirar nenhuma parte do estômago e preserva todas as partes do aparelho digestivo, o que não acontece com as outras técnicas de cirurgia para diabetes ou obesidade onde são retirado ou excluído parte do estômago.

    ResponderExcluir
  4. Oi Helen! Tudo bem?
    Gostei muito do relato da sua cirurgia feita com Dr.Aureo Ludovico. Eu também fiz esta mesma cirurgia. Oportunamente,conversarei melhor com você, pois, ainda estou muito fraca no computador; estou com um professor do meu lado.

    Abraços, Vera Lúcia de Alencar
    vlalencar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. ana albuquerque06 abril, 2010

    qual a diferença da tecnica do dr. ludovico e a tecnica de lazarotto? muito me interessa,m pois moro em recife e gostaria tambem de saber se tem algum medico aqui apto a fazer esse tipo de cirurgia, obg. ana

    ResponderExcluir
  6. Sou diabética tipo 2 desde 2003 e gostaria de fazer a cirurgia de interposição do íleo. O meu trigligerideos e colesterol mto alto,n consigo controla-los devido a glicose tbém estar descontrolada.Tenho 39 anos e preciso de ajuda urgente...quero ficar livre dessas enfermidades,preciso ter saúde p criar a minha filha de 3 anos
    shirley_ricardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Querida.. acho qe por algum erro de digitação ou te atenção houve um equívoco no você expos. A Grelina não é um hormônio da saciedade, pelo contrário, é um hormônio que atua no hipotálamo e provoca fome, sendo chamado também de hormônio da fome.

    ResponderExcluir
  8. eu gostaria de saber se eu que ñ tenho diabetes posso faser ela e qunto custa por favor

    ResponderExcluir
  9. ESTOU PESQUISANDO QUAL CIRURGIA SERÁ MELHOR PARA MEU CASO . ESTIVE COM MÉDICOS DE DIFERENTES TÊCNICAS DE CURITIBA OUTRO DE SÃO PAULO .AGORA GOSTARIA DE SABER SOBRE A RECUPERAÇÃO PÓS CIRURGIA,AS DIFICULDADES DE PERDA DE PESO ETC.
    O CUSTO DA CIRURGIA DR. ÁUREO LUDOVICO.

    ResponderExcluir
  10. GOSTARIA DE SABER O QUE MUDA NA VIDA DO PACIENTE APÓS A CIRUGIA DE DIABETES,O QUE MUDA NO DIA A DIA,POIS SOU DIABETICO TIPO 2,COM IMC DE 32? QUEM PUDER ME RESPONDA,GRATO,FERNANDO!

    ResponderExcluir
  11. GOSTARIA DE SABER SE A CIRURGIA É MAIS BARATA COM DR AUREO??OU DR PAULO REIS??QUAL DIFERENÇA.IREI CONSULTAR COM DR OSCAR BARROZO,DEPOIS IREI NO DR PAULO REIS E EM SEGUIDA DR ÁUREO.IREI FAZER ESSES 3 ORÇAMENTOS.ALGUEM SABE ME FALAR O PREÇO DE CADA UM??DEVERIA SER LIBERADO PELO SUS PARA QUEM TEM DIABÉTES NE MESMO??OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar...