sábado, 21 de março de 2009

Informações sobre Dr. Áureo Ludovico de Paula


Soube ainda no hospital sobre essa reportagem que gostaria de compartilhar enquanto não avanço com novos posts.
Se quiser ir direto para os posts sobre a cirurgia, vá para:

MATÉRIA DO JORNAL OPÇÃO


De­mós­te­nes Tor­res faz ci­rur­gia re­vo­lu­ci­o­ná­ria con­tra o di­a­be­tes. Se­na­dor é ope­ra­do pe­lo ci­rur­gi­ão go­i­a­no Áu­reo Lu­do­vi­co De Pau­la, que de­sen­vol­veu téc­ni­ca iné­di­ta pa­ra cu­rar uma das mais ter­rí­veis do­en­ças da hu­ma­ni­da­de.

Áu­reo Lu­do­vi­co: “Uma do­en­ça que não ti­nha cu­ra”
De­mós­te­nes Tor­res: "Es­pe­ro es­tar cu­ra­do em um ano”

No dia 19 de ja­nei­ro, no Hos­pi­tal Al­bert Eins­tein, o se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res foi sub­me­ti­do a um pro­ce­di­men­to que pro­me­te re­vo­lu­ci­o­nar o tra­ta­men­to do di­a­be­tes. A téc­ni­ca, de­no­mi­na­da freio neu­ro­en­dó­cri­no no tra­ta­men­to do di­a­be­tes, foi de­sen­vol­vi­da pe­lo ci­rur­gi­ão Áu­reo Lu­do­vi­co De Pau­la, e é fei­ta por la­pa­ros­co­pia (atra­vés de pe­que­nas in­ci­sões, ou se­ja, não há cor­te ci­rúr­gi­co).

A ci­rur­gia foi a op­ção do se­na­dor pa­ra cu­rar a do­en­ça pre­va­len­te em sua fa­mí­lia e que já ma­tou pe­lo me­nos dois ir­mãos e o pai. Por ser mi­ni­ma­men­te in­va­si­va, no dia se­guin­te De­mós­te­nes já es­ta­va ca­mi­nhan­do no cor­re­dor do hos­pi­tal. Me­nos de dois mes­es de­pois, De­mós­te­nes Tor­res diz que se sen­te mui­to bem. “Ain­da não es­tou cu­ra­do, as es­ta­tís­ti­cas mos­tram que 41% se cu­ram no pri­mei­ro mês e 55% no pri­mei­ro ano. Es­tou nes­sa do pri­mei­ro ano. Mas o im­por­tan­te é que meu es­ta­do fí­si­co es­tá mui­to me­lhor. Per­di em tor­no de 15 qui­los, es­tou fa­zen­do exer­cí­cios fí­si­cos. Mi­nha gli­co­se, que che­ga­va até a 200, tem os­ci­la­do pa­ra bai­xo e já che­gou a dar até me­nos de 100.

Mi­nha ex­pec­ta­ti­va é de que den­tro de um ano eu es­te­ja cu­ra­do, e foi is­so que o dou­tor Áu­reo me dis­se.” De­mós­te­nes es­tá tão bem que até a pres­são ar­te­rial, que sem­pre foi boa, 11 por 7, bai­xou pa­ra 11 por 6. Ele to­ma­va mui­tos re­mé­di­os e ago­ra es­tá to­man­do ape­nas três com­pri­mi­dos por dia, de uma me­di­ca­ção mais fra­ca. E à me­di­da que for di­mi­nu­in­do o ní­vel de gli­co­se no san­gue, di­mi­nui tam­bém es­sa me­di­ca­ção até eli­mi­ná-la to­tal­men­te. Ele to­ma­va re­mé­di­os pa­ra nor­ma­li­zar a ta­xa de co­les­te­rol. “Ago­ra já não pre­ci­so, o co­les­te­rol es­tá nor­ma­li­za­do sem me­di­ca­ção.” De­mós­te­nes Tor­res não era um do­en­te em si­tu­a­ção crí­ti­ca. Não ti­nha, por exem­plo, ne­nhu­ma res­tri­ção ali­men­tar nem se­qüe­las da do­en­ça.

Ele con­ta que op­tou por fa­zer a ci­rur­gia pa­ra evi­tar que apa­re­ces­sem es­sas se­qüe­las, co­mo pro­ble­ma hor­mo­nal ou car­dí­a­co. Os efei­tos do di­a­be­tes são co­nhe­ci­dos de per­to pe­lo se­na­dor, ori­un­do de uma fa­mí­lia de dez ir­mãos, com cin­co de­les aco­me­ti­dos pe­la do­en­ça. “Meu pai mor­reu pra­ti­ca­men­te ce­go por con­ta do di­a­be­tes. Um ir­mão mor­reu no ano pas­sa­do, tam­bém pra­ti­ca­men­te ce­go e fa­zen­do he­mo­di­á­li­se. Meu ir­mão mais ve­lho mor­reu na dé­ca­da de 80 com pro­ble­mas car­dí­a­cos sé­rios, mor­reu in­far­ta­do. So­mos dez ir­mãos, me­ta­de tem di­a­be­tes.

Eu op­tei por fa­zer a ci­rur­gia por­que sa­bia que o que vi­nha de­pois se­ria mui­to pi­or. A ci­rur­gia evi­ta que apa­re­çam es­ses pro­ble­mas, por­que co­lo­ca a gen­te em ní­veis nor­mais”, con­ta o se­na­dor.
Prê­mio No­bel de Me­di­ci­na
De­mós­te­nes Tor­res diz que Áu­reo Lu­do­vi­co já é uma re­fe­rên­cia na me­di­ci­na na­ci­o­nal. “To­dos os mé­di­cos bra­si­lei­ros co­nhe­cem sua téc­ni­ca, res­pei­tam o que ele faz. É um ci­en­tis­ta, mui­to res­pei­ta­do. Te­nho vá­rios ami­gos que ope­ra­ram com ele com re­sul­ta­dos po­si­ti­vos. E dois se­na­do­res já dis­se­ram que tam­bém vão ope­rar pa­ra a cu­ra do di­a­be­tes”, con­ta.

O se­na­dor diz que con­ver­sou com mé­di­cos pro­e­mi­nen­tes em São Pau­lo e eles são en­tu­si­as­tas do pro­ce­di­men­to cri­a­do pe­lo co­le­ga go­i­a­no. Se­gun­do De­mós­te­nes, es­ses mé­di­cos fa­lam que se a téc­ni­ca com­pro­var sua efi­cá­cia a lon­go pra­zo, se de­pois de dez anos os pa­ci­en­tes con­ti­nu­a­rem com o ní­veis re­gu­la­ri­za­dos, o mé­to­do se con­fir­ma­rá tão re­vo­lu­ci­o­ná­ria que vai que­brar a se­gun­da mai­or in­dús­tria do mun­do, a dos me­di­ca­men­tos con­tra o di­a­be­tes. “Is­so, se­gun­do es­ses mé­di­cos, po­de le­var o gas­tro­en­te­ro­lo­gis­ta go­i­a­no a ga­nhar o Prê­mio No­bel de Me­di­ci­na. É uma ex­pec­ta­ti­va que tem ra­zão de ser. É uma pos­si­bi­li­da­de, se­gun­do es­ses mé­di­cos, que são pro­fis­si­o­nais tam­bém re­no­ma­dos e que re­co­nhe­cem a im­por­tân­cia da téc­ni­ca de­sen­vol­vi­da pe­lo Áu­reo”, diz.

O bis­tu­ri e o la­pa­ros­có­pio de Áu­reo Lu­do­vi­co não são no­vi­da­des na fa­mí­lia de De­mós­te­nes. Ele já ti­nha ope­ra­do o fi­lho mais ve­lho do se­na­dor, que com 17 anos era um su­pe­ro­be­so, com mais de 140 qui­los. “Ho­je meu fi­lho tem uma vi­da nor­mal, com 75 qui­los. Des­de en­tão, sem­pre con­ver­sei com o dou­tor Áu­reo, pro­cu­rei me in­for­mar me­lhor, e op­tei por fa­zer a ci­rur­gia pa­ra cu­ra do di­a­be­tes.”

Cu­ra pe­la ci­rur­gia é uma re­vo­lu­ção O go­i­a­no Áu­reo Lu­do­vi­co De Pau­la tem 47 anos. É um ho­mem que gos­ta de con­ver­sar e fa­la com gran­de en­tu­si­as­mo de sua pro­fis­são. É um dos mais bri­lhan­tes mé­di­cos bra­si­lei­ros. Cu­ri­o­si­da­de e in­con­for­mis­mo tal­vez se­jam su­as ca­rac­te­rís­ti­cas mais mar­can­tes. Só is­so ex­pli­ca co­mo ele che­gou a de­sen­vol­ver a téc­ni­ca ci­rúr­gi­ca que po­de cau­sar — ou es­tá cau­san­do — uma re­vo­lu­ção na me­di­ci­na mun­di­al. A cu­ra do di­a­be­tes por ci­rur­gia é is­so mes­mo, uma re­vo­lu­ção que po­de aba­lar im­pé­ri­os fi­nan­cei­ros.

“Eu me per­gun­ta­va co­mo po­de ha­ver uma do­en­ça tão de­vas­ta­do­ra, tão pre­va­len­te, tão im­por­tan­te do pon­to de vis­ta so­ci­al e eco­nô­mi­co e não se tem cu­ra pa­ra ela. Daí eu quis ver de que ma­nei­ra eu, co­mo ci­rur­gi­ão, po­de­ria aju­dar es­ses pa­ci­en­tes. Fui es­tu­dar, pes­qui­sar”, con­ta Áu­reo. Ele lem­bra, por exem­plo, que leu num ar­ti­go da dé­ca­da de 80 que em pa­ci­en­tes ope­ra­dos de úl­ce­ra, ob­ser­vou-se que cer­to por­cen­tu­al me­lho­ra­va do di­a­be­tes. Que ope­ra­vam cer­to nú­me­ro de obe­sos e tan­tos por cen­to me­lho­ra­vam o di­a­be­tes.

“Pen­sei na pos­si­bi­li­da­de de com­bi­nar es­ses fa­to­res pa­ra mo­di­fi­car a his­tó­ria na­tu­ral da do­en­ça”, diz. Áu­reo lem­bra que no Rei­no Uni­do, os mai­o­res es­tu­di­o­sos de di­a­be­tes ob­ser­va­ram que o tra­ta­men­to clí­ni­co re­ver­teu mui­to pou­co na his­tó­ria da do­en­ça. “Li es­se es­tu­do há dez anos e me sur­pre­en­di. Me per­gun­tei co­mo po­de es­sa do­en­ça es­tar sen­do tra­ta­da as­sim com re­sul­ta­dos tão pou­cos efe­ti­vos.

Os in­di­ví­duos são tra­ta­dos e con­ti­nuam mor­ren­do; con­ti­nuam fi­can­do ce­gos; con­ti­nuam ten­do bai­xís­si­mos ín­di­ces de ade­rên­cia ao tra­ta­men­to. Tem al­gu­ma coi­sa er­ra­da aí.” Ele re­ve­la que um es­tu­do da Merck Sharp & Dohme, uma das mai­o­res far­ma­cêu­ti­cas do mun­do, pu­bli­ca­do na se­ma­na pas­sa, diz que ape­nas 30% dos pa­ci­en­tes con­se­guem ade­rir ao tra­ta­men­to de for­ma efi­caz. “Há re­la­tos de mais de 2 mil so­bre o di­a­be­tes e o tra­ta­men­to sem­pre foi atra­vés de di­e­tas, ati­vi­da­des fí­si­cas e me­di­ca­men­tos. Sem re­sol­ver.

Is­so mos­tra que a me­di­ci­na es­tá le­van­do de go­le­a­da e não tra­ta coi­sa al­gu­ma, só es­tá di­zen­do que es­tá tra­tan­do. Uma coi­sa é o que se fa­la que vai fa­zer, e ou­tra é o que efe­ti­va­men­te se faz. En­tão, sur­gem re­mé­di­os mi­la­gro­sos que não mu­dam a his­tó­ria do pro­ble­ma.” Ba­se­a­do nas su­as pes­qui­sas, ele de­sen­vol­veu a al­ter­na­ti­va de tra­tar o di­a­be­tes atra­vés de ci­rur­gia, uma gui­na­da de 180 graus no tra­ta­men­to da do­en­ça. De 2003 pa­ra cá, ele já ope­rou 408 pa­ci­en­tes ma­gros. Al­guns já es­tão cu­ra­dos. Ou­tros es­tão em fran­co pro­ces­so de cu­ra.

Só Áu­reo faz es­se pro­ce­di­men­to no Bra­sil. Ele ope­ra em Go­i­â­nia, no Hos­pi­tal de Es­pe­cia­li­da­des, e em São Pau­lo no Al­bert Eins­tein. Nos pró­xi­mos di­as co­me­ça­rá a ope­rar tam­bém no Mount Si­nai, em No­va York. No mun­do a ci­rur­gia é fei­ta na Ín­dia e em Mi­lão (Itá­lia) e es­tá sen­do im­plan­ta­da nos Es­ta­dos Uni­dos. O de­ta­lhe, os ci­rur­gi­ões que ope­ram na Ín­dia e na Itá­lia fo­ram trei­na­dos com o mé­di­co go­i­a­no. Re­sis­tên­cia — Áu­reo diz que en­fren­ta di­fi­cul­da­des na di­vul­ga­ção do pro­ce­di­men­to jus­ta­men­te pe­lo ine­di­tis­mo. “Des­de o iní­cio sa­bí­a­mos que a di­vul­ga­ção des­sa téc­ni­ca se­ria uma cor­ri­da de ma­ra­to­nis­ta.

Te­rí­a­mos de ter re­sis­tên­cia por­que to­do o res­to do sis­te­ma é con­tra no mais am­plo sen­ti­do da pa­la­vra, por­que me­xe com mui­tos in­te­res­ses.” Ele re­ve­la que es­tá en­fren­tan­do di­fi­cul­da­des em mui­tos lu­ga­res. “Ima­gi­ne o im­pac­to eco­nô­mi­co que a cu­ra do di­a­be­tes vai pro­vo­car em to­do o mun­do. Um pa­ci­en­te di­a­bé­ti­co gas­ta R$ 1 mil por mês. Mul­ti­pli­que is­so em es­ca­la mun­di­al. Com a cu­ra por ci­rur­gia, quan­tos pa­ci­en­tes es­tão sen­do be­ne­fi­ci­a­dos, mas por ou­tro la­do, quan­ta gen­te es­tá dei­xan­do de ga­nhar di­nhei­ro. Mui­tos es­tão sen­do pre­ju­di­ca­dos com a cu­ra do di­a­be­tes.

São mé­di­cos, pro­fis­si­o­nais de ou­tras áre­as e a pró­pria gi­gan­tes­ca e mi­li­o­ná­ria in­dús­tria far­ma­cêu­ti­ca que es­tão sen­do pre­ju­di­ca­dos.” Áu­reo lem­bra que o do­en­te di­a­bé­ti­co nor­mal­men­te tem uma far­má­cia em ca­sa. “Mas o que va­le é o bem mai­or des­ses pa­ci­en­tes. O do­en­te cu­ra­do ul­tra­pas­sa as bar­rei­ras das re­sis­tên­cias. A ló­gi­ca na­tu­ral da me­di­ci­na é o bem co­mum de quem es­tá sen­do atin­gi­do pe­la do­en­ça, é a cu­ra do do­en­te. Es­se é o bem mai­or e os even­tua­is pre­ju­di­ca­dos te­rão de se adap­tar ou mu­dar de ra­mo”, diz Áu­reo.

Hor­mô­ni­os tra­ba­lham con­tra a do­en­ça

Mas o que é a téc­ni­ca de­sen­vol­vi­da pe­lo ci­rur­gi­ão go­i­a­no? Ele ex­pli­ca de for­ma bem sim­pli­fi­ca­da: “Não es­ta­mos fa­zen­do trans­plan­te de ór­gão, não es­ta­mos co­lo­can­do cé­lu­la-tron­co, não es­ta­mos co­lo­can­do cé­lu­la em­brio­ná­ria. Por um pro­ce­di­men­to que os ame­ri­ca­nos cha­mam de smart (es­per­ta), es­ta­mos fa­zen­do com que hor­mô­ni­os do pró­prio in­di­ví­duo tra­ba­lhem a fa­vor de­le con­tra o di­a­be­tes.” Em ou­tu­bro de 2007, a re­vis­ta Ve­ja pu­bli­cou ma­te­ri­al a res­pei­to da téc­ni­ca de Áu­reo Lu­do­vi­co sob o tí­tu­lo ´Di­a­be­tes, a es­pe­ran­ça no bis­tu­ri´.

A re­por­ta­gem re­gis­trou que o mé­to­do foi re­la­ta­do por Áu­reo na edi­ção de agos­to da re­vis­ta Sur­gi­cal En­dos­copy, da So­ci­e­da­de Ame­ri­ca­na de Ci­rur­gi­ões Gas­tro­in­tes­ti­nais e En­dos­có­pi­cos. “Ele é o cri­a­dor da téc­ni­ca de in­ter­po­si­ção do íleo. Fei­ta por la­pa­ros­co­pia, a ci­rur­gia con­sis­te em apro­xi­mar uma par­te do íleo do es­tô­ma­go, de mo­do a in­ten­si­fi­car a pro­du­ção de GLP-1. A ope­ra­ção pre­vê ain­da a re­du­ção de 20% do es­tô­ma­go, o que re­duz dras­ti­ca­men­te a pro­du­ção de gre­li­na, o hor­mô­nio do ape­ti­te. Is­so le­va à per­da de pe­so e, as­sim, di­mi­nui a re­sis­tên­cia à in­su­li­na. Dos 39 pa­ci­en­tes ci­ta­dos no ar­ti­go da re­vis­ta ame­ri­ca­na, qua­se 90% fi­ca­ram com­ple­ta­men­te li­vres do di­a­be­tes.

De ca­da dez, três saí­ram do hos­pi­tal sem ne­ces­si­da­de de ne­nhu­ma me­di­ca­ção an­ti­di­a­bé­ti­ca — uma cu­ra pra­ti­ca­men­te ins­tan­tâ­nea. “Se ape­nas me­ta­de des­ses re­sul­ta­dos pu­der ser re­pe­ti­da, te­re­mos uma re­vo­lu­ção no tra­ta­men­to do di­a­be­tes”, diz Al­fre­do Hal­pern, en­do­cri­no­lo­gis­ta, da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo. A ci­rur­gia tem efei­to, ain­da, so­bre uma sé­rie de ou­tras do­en­ças as­so­cia­das ao di­a­be­tes — hi­per­ten­são, co­les­te­rol al­to e tri­gli­cé­ri­des em ex­ces­so.

Há três se­ma­nas, uma equi­pe de pes­qui­sa­do­res da Es­co­la de Me­di­ci­na Mount Si­nai, em No­va York, es­te­ve no Bra­sil pa­ra apren­der a téc­ni­ca cri­a­da por De Pau­la. Eles vão co­me­çar a tes­tá-la nos Es­ta­dos Uni­dos. O su­ces­so da ex­pe­ri­ên­cia bra­si­lei­ra ser­viu de in­cen­ti­vo pa­ra que os ame­ri­ca­nos se lan­ças­sem nes­sa em­prei­ta­da. Até en­tão, eles não ha­vi­am to­ma­do es­sa ini­ci­a­ti­va por­que, lá, os pro­to­co­los de pes­qui­sas com se­res hu­ma­nos são mui­to mais ri­go­ro­sos e de­mo­ra­dos”.

Áu­reo Lu­do­vi­co diz que a efi­cá­cia da ci­rur­gia é de 91% a 96%, en­ten­den­do-se que efi­cá­cia nes­sa área é me­di­da por dois fa­to­res: bai­xa de gli­co­se no san­gue e re­ti­ra­da dos me­di­ca­men­tos que o pa­ci­en­te to­ma­va pa­ra con­tro­lar seus ní­veis gli­cê­mi­cos. “E a ci­rur­gia, além de bai­xar a gli­co­se, tam­bém re­ver­te aos da­nos cau­sa­dos pe­la do­en­ça.” Ele lem­bra que o di­a­be­tes é con­si­de­ra­do a prin­ci­pal cau­sa de ce­guei­ra e de do­en­ças car­dí­a­cas. “Ali­ás, o di­a­be­tes é con­si­de­ra­do uma do­en­ça car­dí­a­ca dis­far­ça­da de en­dó­cri­na. Em qual­quer ser­vi­ço de tra­ta­men­to de do­en­ças car­dí­a­cas se ve­ri­fi­ca que 85% dos pa­ci­en­tes são di­a­bé­ti­cos”, ex­pli­ca.

No dia em que Áu­reo re­ce­beu a re­por­ta­gem do Op­ção, ame­ri­ca­nos de uma em­pre­sa ca­das­tra­da jun­to ao FDA dos Es­ta­dos Uni­dos es­ta­vam fa­zen­do vi­si­ta, co­mo par­te de uma au­di­ta­gem so­bre o pro­ce­di­men­to. É um dos úl­ti­mos pas­sos pa­ra que a téc­ni­ca se­ja apli­ca­da nos Es­ta­dos Uni­dos, on­de 25 mi­lhões de pes­so­as so­frem des­se mal. No Bra­sil, cer­ca de 9% da po­pu­la­ção so­fre de di­a­be­tes. Na Ín­dia es­se por­cen­tu­al é qua­se o do­bro, nu­ma po­pu­la­ção que é seis ve­zes mai­or que a bra­si­lei­ra e com um ex­pres­si­vo con­tin­gen­te abai­xo da li­nha de po­bre­za.

“Por is­so sem­pre es­tão vin­do de­le­ga­ções de in­di­a­nos pa­ra apren­der es­sa téc­ni­ca co­nos­co. Em abril vi­rá mais uma de­le­ga­ção de in­di­a­nos”, in­for­ma Áu­reo. A téc­ni­ca ain­da é ex­pe­ri­men­tal, den­tro da clas­si­fi­ca­ção go­ver­na­men­tal bra­si­lei­ra de pro­ce­di­men­tos (téc­ni­cas acei­tas, não-acei­tas e ex­pe­ri­men­tais). Pa­ra com­pa­ra­ção, a ci­rur­gia de obe­si­da­de, re­a­li­za­da há 15 anos no Bra­sil, só foi ro­tu­la­da co­mo acei­ta no iní­cio de 2008, ou se­ja, até en­tão era ex­pe­ri­men­tal.

É im­por­tan­te ob­ser­var que a téc­ni­ca não tem a ver com obe­si­da­de, sen­do es­pe­cí­fi­ca pa­ra tra­ta­men­to de pa­ci­en­tes di­a­bé­ti­cos. A in­di­ca­ção é pa­ra pa­ci­en­tes com di­a­be­tes do ti­po 2, que com­pre­en­de 95% dos aco­me­ti­dos por es­sa do­en­ça. “O pro­ce­di­men­to tem am­plo al­can­ce, por­que se o in­di­ví­duo tem obe­si­da­de, es­sa obe­si­da­de se­rá cu­ra­da. Se ele tem pe­dra na ve­sí­cu­la, is­so se­rá cor­ri­gi­do, o mes­mo ocor­ren­do com hér­nia do es­tô­ma­go.

A obe­si­da­de é ape­nas par­te do pro­ble­ma”, afir­ma. Se­gun­do Áu­reo, o en­fo­que da ci­rur­gia não é ape­nas di­a­be­tes. “Quan­do se faz es­se pro­ce­di­men­to, 98% cu­ram do pro­ble­ma do co­les­te­rol; 95% dos pa­ci­en­tes cu­ram da hi­per­ten­são; 93% cu­ram do pro­ble­ma do tri­gli­cé­ri­des; e 90% re­ver­tem o pro­ble­ma re­nal. En­tão es­ta­mos tra­tan­do ou­tros pro­ble­mas de sa­ú­de vin­cu­la­dos ao di­a­be­tes, por­que nor­mal­men­te es­se in­di­ví­duo usa re­mé­dio pa­ra o co­les­te­rol, pa­ra os rins, pa­ra pres­são.” (Ce­zar San­tos).

Para saber como foi a minha cirurgia siga abaixo:
PARTE 1
http://cirurgia2.blogspot.com/2009/03/o-inicio-de-tudo.html


20 comentários:

  1. Bom dia! Gostaria de saber se tem um e-mail q eu possa entra em contacto c o Dr Aureo pois tenho um sobrinho de 27 anos q tem diabete desde 7 anos de idade , morro em bruxellas belgica e gostaria q ele visse o caso do meu sobrinho q eh bem especial ele ja esteve em belo horizonte p tentar o trasplante de pancreas e nao pode faze-lo. meu e-mail eh lylyanechantin@hotmail.com
    agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
  2. Dr tenho um histórico de obesidade dibetes e hipertensos em minha familia, hoje estou com 26 anos e não consigo emagrecer, ja fiz todo tipo de dieta e sempre volto a engordar e a minha dificuldade ficou ainda maior após o nascimento de minha filha, engordei 20 kg na gravidez e des de então não consigo mesmo emagrecer
    tenho 85kg e 1,58 de altura e quero saber se no meu caso seria indicado a cirurgia de obesidade,
    gostaria muito que fosse pois sei que iria resolver o que mais me abate. obrigado
    espero sua resposta!

    ResponderExcluir
  3. Você deixou este comentário sem deixar e-mail para resposta. O e-mail do Dr. Aureo é adepaula@uol.com.br.

    ResponderExcluir
  4. Minha irmã tem 43 anos, desde os 16 é diabética.Hj está só com 19,5% da função renal, pressão alta, colesterol e triglicérides altos, ainda não faz diálise, está na fila de transplante duplo (pâncreas e rim) no HC de Ribeirão Preto, porém é muito magra. Existe possibilidade de fazer essa cirurgia?Gostaria de um parecer e se possível levá-la para uma avaliação.Os outros exames,inclusive dos outros órgãos se acham normais. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã está com 43 anos, desde os 16 é diabética, hj está com 19,5% de função renal, colesterol e triglicérides altos,pressão arterial altíssima, portanto os outros exames se encontram normais, já está na fila de transplante duplo (pâncreas e rim) do HC de Ribeirão Preto, ainda não faz diálise, o potássio está normal, portanto é muito magra, pois faz dieta para diabetes e rim. Gostaria de receber um parecer da possibilidade dela fazer a tal cirurgia e como proceder para marcar consulta com Dr. Aureo. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. oi tenho obesidade a uns 15 anos e ñ consigo emagreçer ñ sofro de diabetes mas tenho condromalácia um desgaste nos joelhos os médicos chegaram a cogitar a ipótese de fazer uma redução de estômago para póder perder peso mas tenho medo de uma cirurgia desse porte vi o vídeo e constatei q a recuperação da tua cilurgia é mais rápida e menos agreciva por isso gostarioa de saber se posso fazer tal cilurgia e qual seria o custo obrigada neu email é sandrap.1971@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá. só entrei aquí para parabenizar o Dr. Áureo Luduvico pelo Dom pelo profissionalismo e o carater de grande homem que é. não o conheço, nunca o ví pessoalmente, mas muito já ouvi falar sobre este talentozissimo Profissional.
    O mercado são pra muitos, porém o com DOM de Deus são poucos. e ele certamente é um desses.
    Sou de Anápolis, Goiás e tenho bastante orgulho de ser um goiano, sabendo que aquí tem homem desse gabarito.
    Parabéns.
    Ezequiel

    ResponderExcluir
  8. Por favor como faço para ter contato com Dr.Áureo ou com a equipe dele?
    Pelo que estou lendo a respeito, ele é muito importante, nem sei se vou ter condições de falar com ele, mas quero muito fazer essa cirurgia, é prá recomeçar minha vida, prá mim é tudo o que eu desejo, meu sonho, faço qualquer coisa, mas peço por favor me ajudem a fazer contato por favor.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Que Deus te abençoe! E que o Dr Aureo Ludovico possa ajudar muita gente a viver melhor.
    Gil Gomes de planaltina go
    www.clicaplanaltina.com

    ResponderExcluir
  10. Eu fui previlegiada por Deus em encontrar o medico Dr. Aureo, pois após implante contraceptivo mal sucedido engordei 25 k, atraves desta nova tecnica cirurgica eu fui operada em 2007, desde entao a minha auto estima voltou e hoje levo a minha vida na normalidade, graças ao cientista Dr.Aureo.

    ResponderExcluir
  11. PENA QUE EXISTEM POUCAS PESSOAS COMO O DR.AUREO QUE TEM ESTA DISPOSIÇÃO DE DESCOBRIR NOVOS PROCEDIMENTOS DE CURA E NAO DE ENGANAR OS PACIENTES COMO MUITOS DOUTORES POR AI QUE SE VENDEM AOS GRANDES GRUPOS ECONOMICOS.
    ELE SIM DEVERIA TER O RECONHECIMENTO DOS GOVERNANTES DESTE MUNDO AFORA.

    ResponderExcluir
  12. olà; eu gostaria de saber aonde si encontra o hospital ou clinica deste Dr?
    pois preciso urgentemente fazer a cirurgia bypass intestinal

    ResponderExcluir
  13. aonde si encrontra a clinica ou hospital deste Dr.? porfavor obrigado por responder

    ResponderExcluir
  14. Bem no topo do blog, do lado direito fica o telefone da clinica pois tenho recebido muitas mensagens perguntando o telefone.
    Aqui vai o nr:
    Telefone da Clinica do Dr. Áureo => 62-3241 7444

    ResponderExcluir
  15. Dr.Aureo tenho uma filha adotiva de 5 anos, quando ela tinha 1a6m descobrimos a diabetes,infelismente a glicemia da Eshter é bastente alterada, mesmo fazendo todo o tipo de regime,a glicemia dela fica sempre acima dos 200,não sei mais o que fazer, estou desesperada, pois tenho medo de atacar a visão,ela não fala e nem ouve, não sabemos nada da mãe biologica.
    Procurando na internet descobri,o seu nome e fiquei com tanta esperança da cura da minha pequena, não sei se ja realizou a cirurgia em criança, mas me de uma luz.
    Moro em Catalão. Meu email vivendamoveis@ig.com.br
    Estou anciosa pela resposta
    Magda Elania.

    ResponderExcluir
  16. jose.vian@hotmail.com10 novembro, 2011

    Ola. boa tarde. Meu nome é Jose Atonio vian.Moro em,MS. estou aguardando uma resposta sobre o meu diagnostico, ja a 2 meses e nao obtive resposta ate agora, nao sei porque,ja fiz varios contatos e ate agora nada.ficaria muito grato se voces pudesem me atender. meu email e jose.vian@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Marcia - mr-mamprim@bol.com.br19 janeiro, 2012

    Por favor como faço para ter contato com Dr.Áureo ou com a equipe dele?
    Pelo que estou lendo a respeito, ele é muito importante, nem sei se vou ter condições de falar com ele, mas quero muito fazer essa cirurgia, é prá recomeçar minha vida, prá mim é tudo o que eu desejo, meu sonho, faço qualquer coisa.
    Tenho diabetes há 5 anos, não consigo controlar nem com remédios e nem com insulina, sou sedentária, tenho 1,72m e peso 92 kg....não aceito esta doença....tb tenho colesterol e triglicérides alto....sou de São Paulo - Capital.
    Peço por favor me ajudem a fazer contato .....
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. dear

    i need the contact number/mail id where i can contact your clinic the number 0062324174444 is not connecting

    ResponderExcluir
  19. Boa noite
    Meu marido é diabetico tipo 2 e está com ferida pé diabetico eu gostaria de consultar com o Dr. Dr. Áureo Ludovico de Paula,ele atente no Hospital de Especialidades, de Goiânia (GO), ? Meu email para contato é t_t_maia@hotmail.com Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  20. Bom dia.. meu marido tem diabetes tipo 1 a cerca de 2 anos.. quando descobriu está mais de 550 hoje ele faz uso de insulina 2 vezes por dia e muitas vezes a insulina não consegue controlar.. quando vamos verificar está mais de 300 l.. isso acontece com muita frequência.. gostaria de saber o procedimento para uma consulta. Temos disponibilidade de ir até Goiânia para consultar. Se possível gostaria de saber o e-mail do médico para entrar em contato E-mail:Rafael.avelino.oliveira@hotmail.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar...