quinta-feira, 11 de junho de 2009

Resultados da cirurgia

Estes posts relatam o dia a dia, as dificuldades e a rotina da cirurgia de transposição de íleo para cura do diabetes e da obesidade. Os relatos estão divididos em partes.

Para saber como foi a minha cirurgia desde o inicio siga abaixo: PARTE 1 http://cirurgia2.blogspot.com/2009/03/o-inicio-de-tudo.html


PARTE 4 - RESULTADOS DA CIRURGIA

Já se passaram três meses da cirurgia - Muitas transformações, algumas boas outras ruins. Dentre as ruins um profundo desconforto com a comida em geral. Tenho muito refluxo, em particular após o almoço. Às vezes tenho enorme vontade de comer alguma coisa, mas o receio de vomitar (o que acontece frequentemente) me faz repensar se devo. Nunca vomito a comida, sempre é um liquido viscoso, parecido com uma clara de ovo.

Nem sempre consigo me livrar dela da primeira vez, assim às vezes se passa até uma hora de mal estar. Depois desaparece completamente. Nunca sinto este mal estar á noite ou pela manhã. É sempre no almoço. E mais curioso ainda, nunca em restaurantes, só em casa. Vai entender...

Nesse intervalo só sinto vontade de comer picolé e sorvete. Não sei porque. Dr. Aureo receitou alguns medicamentos que pouco ajudaram, disse que entre 90 e 120 dias isso passa. Disse ainda que eu faço parte de um pequeno grupo de 5% das pessoas operadas que têm essa reação.

De fato conversando com várias pessoas que fizeram a mesma cirurgia, ninguém tem esse problema. Fui sorteada então.

O lado bom é tenho me sentido muito bem, não sinto fraqueza nenhuma. Hipoglicemia nenhuma. Nenhuma crise nestes 90 dias. Antes da cirurgia não passava uma semana sem uma crise. Perdi 14 kg. O efeito psicologico desses kilos que foram embora é fantástico.

Reabilitei meu antigo guarda roupa. Estou com muito mais energia para o trabalho e a vida. Astral excelente. Exceto o mal estar com o almoço que me deprime um pouco, tudo melhorou. Durmo melhor, intestino funcionando perfeitamente, pele boa, deixei de sentir tanto calor, muito mais disposta para minha luta cotidiana.

Quase vida normal

Quase cinco meses se passaram. Perdi quase 20 kilos. Ainda faltam 10 kg a serem despachados. Mesmo assim, meus amigos dizem que estou tão diferente que eles mal me reconhecem.
Tive que renovar meu guarda roupa pois nada mais servia. É impressionante como a vida é melhor com 20 kg a menos. Me sinto mais ágil, mais disposta, com mais energia, durmo melhor, estou mais feliz.

O mal estar após o almoço diminuiu muito, embora ainda ocorra de vez em quando. A verdade é que tenho que comer muito devagar e em pequeninas porções. Quando isso não acontece a chance de ter náusea é grande.

Isso tem um lado bom pois está me disciplinando a me alimentar melhor. Agora aprendi que o prazer da comida cessa quando engolimos. Só sentimos o sabor dos alimentos enquanto estamos mastigando. Então porque sempre comemos tão rápido engolindo enormes quantidades de comida sem nem perceber direito o sabor?

Bem de um jeito ou de outro a cirurgia nos obriga a mudar esse hábito.
Hoje as minhas refeições são feitas de pequeninas porções e elas me deixam satisfeita. É interessante como hoje, uma só fatia de pizza me deixa cheia e sem desejo de repetir. Antes da cirurgia eu poderia devorar de 4 a 5 pedaços sem esforço.

E o mais interessante é que apesar de comer pequenas quantidades gasto o mesmo tempo que meu marido, que come muito rápido.

Hoje uma pessoa me perguntou: faria a cirurgia hoje sabendo o que voce sabe agora?
Com certeza faria de novo. Certamente minha saude é outra e me sinto melhor em diversos aspectos.

Agora também penso que a gente não deveria deixar o peso chegar a patamares tão elevados sem reagir. O certo mesmo seria ter evitado tudo isso com um controle racional de peso. Mas eu só adquiri essa consciência agora e somente graças à cirurgia...

De qualquer forma o importante é como me sinto bem agora em relação a antes da cirurgia, mesmo com os eventuais desconfortos que ainda ocorrem.

Continua na Parte 5 - Seis meses depois:

http://cirurgia2.blogspot.com/2009/09/parte-5-meio-ano-depois-da-cirurgia-com.html

22 comentários:

  1. Estava eu pesquisando sobre cirurgias de redução, métodos e entre outros até que obtive vários tipos de informações, inclusive grandes recomendações do seu Médico. Meu nome é Rodrigo, tenho 26 anos sou de São Paulo, sou publicitário por formação e gosto. Bom estou procurando essas informações sobre os tipos de cirurgia, pois estou querendo fazer. Tenho 139 kg e 1,78 de altura. Não tenho nem um tipo de preconceito em relação ao meu peso e tal, na verdade não fico me privando de muita coisa por ele, não que não sofra nem um tipo de preconceito, mas nada que já não controlei ao longo dessa minha vida de gordinho. Mas venho sentindo algumas limitações em relação a minha saúde e atividades, já tentei fazer algumas dietas, mas depois acabo recuperando o dobro do peso.
    Em fim estou escrevendo pra você para lhe dar os parabéns pela iniciativa de querer viver mais alguns anos e com saúde, e vou continuar com minha busca sobre informações. Na verdade quero dar andamento em meus exames ainda esse nesse mês de agosto. É uma pena que seu médico seje tão longe de SP, mas vou continuar minha pesquisa.
    Um beijo continue com essa vontade de mudanças, a mesma que está nascendo em mim... que tudo dara certo.

    Rodrigo Nunes

    ResponderExcluir
  2. Oi Helen, meu nome é Anna Paula, tenho 33 anos, sou carioca e moro em Vinhedo - SP com meu marido. Vi hoje na internet que o Faustão fez recentemente, a mesma cirurgia que você e mencionou o nome do Dr. Áureo também. Não tenho problema com obesidade, mas tenho duas pessoas que amo muito, que são muito importantes para mim e que tem esse problema, que são a minha mãe e meu marido. Eles estão muitíssimo acima do peso e também estão com certas complicações de saúde. Nenhum dos dois tem diabete, mas meu marido está com todas as taxas altas, também te gordura no fígado e uma baita apnéia. Ele tem 1.83 e está com 130 kg. Ele fez no mês passado a cirurgia de desvio de sépto e diminuiçao do pátalo, mas a apnéia continua. O Dr. Renato explicou que ele precisa perder peso para obter sucesso nesta cirurgia. E minha mãe tem 1,55 com 90 kilos, descobriu na semana passada que está com três hérnias de disco. Ela é muito baixa para este peso. Tem sentido muita taquicardia e com certeza é pelo excesso de peso. Ela mora no Rio de Janeiro e nós dois aqui em São Paulo. Estou escrevendo, primeiramente para lhe parabenizar pelo sucesso da sua cirurgia, e dizer que achei suuuuper bacana o seu hábito de fazer caminhada, apesar de ser fofinha (agora não mais) e comer erradamente (antes da cirurgia), você caminhava bastante e geralemnte isto não é uma coisa que os gordinhos gostam de fazer. Parabéns!!!
    Gostaria de saber se há alguma foto sua antes e depois, de como vc está agora e de como vc estava antes da cirurgia. Se o seu plano cobriu pelo menos a parte do hospital e se de repente, o Dr. Áureo indica algum médico em São Paulo que seja tão eficiente quanto ele. Um grande beijo, Anna.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei bastante satisfeita com o que li em seu depoimento e me identifiquei bastante com seu perfil. Soube que o Faustão fez essa mesma cirurgia com o Dr Áureo, aqui mesmo em SP, no hospital Albert Einstein. Será que ele atende consultas aqui em SP também?
    Qual sua conclusão final sobre todo o precemimento, prós e contras? vc faria tudo novamente?
    Bjos
    M. Alice L. B. Dantas

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, Anna e Maria Alice,
    Obrigada pela visita ao site.
    O Dr. Áureo atende em São Paulo já há algum tempo. Meu amigo que me motivou muito a fazer a cirurgia operou no Albert Einstein. Para saber mais detalhes, recomendo que voces liguem para a Clinica do Dr. Aureo - fone 62-3241 7444.
    Para pessoas que tem IMC superior a 40 os planos de saude são obrigados a cobrir as despesas de hospital. Isso facilita muito.
    E a minha resposta é sim, eu faria tudo de novo pois creio que valeu a pena. É muito bom estar com 20 kg a menos e meu estado geral está excelente.
    Se precisarem de mais detalhes podem me mandar uma mensagem via twitter em http://twitter.com/HelenQueiroz

    Abrços

    Helen

    ResponderExcluir
  5. Helen,
    Agradeço demais vc, por ter colocado o seu depoimento completo na internet. Me ajudou bastante, desde domingo após o Faustão contar que havia feito a cirurgia, resolvi pesquisar.
    Tenho 44 anos casada, mãe de 2 meninos, 17 e 14 anos.Sofro com obesidade faz uns 20 anos desde que me casei. Este ano descobri que estou Diabética e tenho que tomar insulina todos os dias. Tenho hipertensão tomo 160mg por dia, tenho hipotiroidismo e tomo Puram T4 50mg diariamnete tbm. Tenho 1,70cm e 108k, já emagreci 10 ao longo de 1 ano, fazendo tratamento com um pisiquiatra. Gostaria muito de fazer essa cirurgia, será que consigi uma consulta? Sou de Taubaté/ SP o DrºÁureo atende aqui também ou terei que ir para Goiás?
    Me dê uma dica de como proceder.
    Beijos
    Danielle L. Sampaio Coutou de Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Danielle
    Ontem a noite fiz minha revisão com Dr. Áureo e pelos exames estou com excelente saude. Fiquei muito feliz.

    O Dr. Áureo atende em Sâo Paulo no Hospital Albert Eistein. Ouvi falar que a cirurgia lá custa o dobro do valor daqui. De qualquer forma recomendo que voce ligue para o consultorio dele em Goiânia (62-3241 7444)e se informe melhor sobre isso.

    Outra alternativa seria fazer todos os exames iniciais aí em Taubaté, fazer a consulta inicial em Sampa e fazer a cirurgia aqui.

    Meu desejo de sucesso a você. Se se decidir pela cirurgia não deixe de comentar aqui.

    Abraços

    Helen

    ResponderExcluir
  7. Helen,
    Parabéns por tudo. Sou diabético e tenho consulta com o Dr. Áureo agendade para a próxima semana. Estou muito esperançoso de poder fazer a cirurgia poir tenho muitos efeitos colaterais por causa da doença (muitas dores, sono demasiado, ganho de peso, problemas de estômago, etc). Deseje-me boa sorte. Felicidades,
    Odaglas Freitas

    ResponderExcluir
  8. Prezado Odaglas
    Certamente estarei rezando pelo seu sucesso. Voce estará nas mãos de um dos melhores médicos do país. Tenho enorme confiança no trabalho dele e da equipe que o apoia.
    Dê uma relida no post que fala da preparação para a cirurgia pois tem umas dicas importantes sobre o que levar para o hospital e como superar a barreira dos três primeiros dias.

    Abraço

    Helen

    ResponderExcluir
  9. Helen quanto vc pagou por essa cirurgia, estou pensando em fazer, meu problema é a distancia pois sou da paraiba.

    ResponderExcluir
  10. Oi Helen,
    adorei seu relato sobre a sua cirurgia e fiquei muito interessada em fazer tbem sou diabetica e hipertença moro em Belo Horizonte,o problema é a distância, gostaria de saber qto vcê pagou pela cirurgia se for possivel o meu e-mail é hbretassantos@yahoo.com.br
    Beijos!
    BHTE,20 de agosto 2009

    ResponderExcluir
  11. Prezada hbretas seu e-mail está retornando, assim não tive como enviar as informações que voce solicitou.

    ResponderExcluir
  12. Olá Helen...
    Gostaria muito de manter contato com vc!
    Sou de Goiânia... e sempre tive problemas com
    meu peso. Não sou obesa(ainda). Tenho 40 anos...,1.60m e peso quase 80 kg.Tomei remédio
    para emagrecer a vida inteira. ´Não tenho problemas de saúde. Minha auto estima vive baixa, e sofro muito com isso. Será que o dr
    Aureo opera com 25kg a mais??? Quanto você pagou pela cirurgia? O plano cobre pelo menos a
    parte hospitar?
    Mande pro meu email... ficaria muito grata!
    msmmvp@hotmail.com
    Aguardo...contato.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Valdete Olivo23 setembro, 2009

    Oi Helen! Sou de Floripa. Estou decidida a fazer a cirurgia. Quem me deu a dica foi Dr. Celso Empinotti que faz esta mesma cirurgia aqui. É um médico extraordinário! Eu tenho a tua idade e a nossa história é muito parecida.Aquele quilinho por ano, e estou com 87. Estou diabética, hipertensiva e infeliz com este peso. Começarei os exames na segunda-feira. No ano passado eu fiz todos esses exames para fazer outro tipo de cirurgia estava com gordura no fígado, mas minha endócrino desencorajou-me pois eu ia fazer aquela de desvio de intestino em Curitiba. Graças a Deus que eu desisti, pois hoje eu estou decidida a fazer esta com Dr. Empinotti. Já me informei bastante com muitas pessoas que já fizeram, e estão muito bem. Outra vida!
    Obrigada pelo seu depoimento, que me encorajou mais ainda!
    FELICIDADES a vc!
    Meu telefone: (4) 96412900 meu nome é Dete. Se eu puder ajudar, me ligue! BJs

    ResponderExcluir
  14. Oi Helen parabéns pelo seu relato, isso me ajudou a ter uma noção realmentre da cirugia. Estive com o Dr. Áurdia 22/09 e ele me pediu mais de 40 exames, como você tentei saber alguma coisa da cirugia, mas ele só fala depois do resultado dos 40 exames. Tenho 58 anos, sou diabética e hipertensa, tenho + ou - 75kg, e nunca tive outra complicação do diabétes, por isso estou confiante de fazer a cirugia. Agora o preço é que é difícil, não sei se terei o suficiente, alguma coisa o plano de saúde cobre?
    Você poderia dizer-me qto ficou a sua cirugia ?
    Mande p/ meu e-mail lourdesbeltrao@yahoo.com.br
    Aguardo seu contato.
    um bjo no seu coração

    ResponderExcluir
  15. Obrigada a todos que tem deixado comentários aqui. Os que deixaram e-mail respondo diretamente no endereço encaminhado.

    Um abraço

    Helen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen gostaria muito que vc me passe o contatos aonde fazer e valores e pra minha mãe, que tem 50 anos e diabete e ta muito doente quero ver o que, possamos fazer pra ela! Obrigado meu e-mail daianyhta2010@hotmail.com

      Excluir
  16. Oi Helen!
    Parabéns pela iniciativa em contar sua estória aqui. Com certeza, está sendo de grande valia para nós que desejamos informações sobre os prós e contra da cirurgia. E ninguém melhor para falar sobre isso do que quem a vivenciou.
    Desde já, agradeço por se colocar a disposição em dar informações.Então...rsrs...
    Gostaria de saber qual o custo da cirurgia? Sabe quais planos de saúde dão cobertura e o que eles cobrem?
    Se houver algo que você acha imprescindível que se saiba, ficarei muito grata.
    Saúde sempre.
    felicidades!
    Meu nome: Patrícia F. Rezende
    e-mail: pfr32@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi HELLEN, quanto custa em termos financeiros fazer uma cirurgia bariatrica com Dr Aureo.

    ResponderExcluir
  18. Rafael Leal10 maio, 2010

    Oi Helen.
    Tudo bem?
    Preciso falar com você. Estou produzindo uma matéria sobre a cirurgia e queria saber se posso contar com o seu depoimento. Poderia me responder por email? Te explico tudo por lá.
    o endereço é rafael@nume.com.br
    Desde já, obrigado!
    Um abraço,
    Rafael

    ResponderExcluir
  19. oi helen sou de são paulo e como sofro com essa obesidade tenho 28 anos peso 129kg e altuda 1,57 nossa estou com depressão não saio, e a pior dificuldade que tenho passado e não poder entrar no onibus por causa da catraca,essa cirurgia é muito cara?pelo sus é muito dificil meu email ericasantos1000@hotmail.com aguardo resposta desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. OI HELEN FIQUEI MUITO FELIZ EM ABER QUE SUA CIRURGIA DEU ERTO QUERO FAZER TAMBEM...QUANTO CUTA POR FAVOR MIM REPONDA DESDE DE JA MEU MUITO OBRIGADO...QUERIA SABER QUANTO QUE VC JA EMAGRECEU?MEU MN ROANIALONDRES@HOTMAIL.CO.UK

    ResponderExcluir
  21. Olá, Helen
    Vc poderia me passar a relação dos exames pré-operatórios para a cirurgia do DrAureo Ludovico de Paula. Obrigada Gi

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar...