sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Porque falhamos em nossas tentativas de emagrecer


Eu me lembro que há muito tempo atrás a Oprah mostrou no seu programa de TV um saco com 30 kg de gordura animal que ela mal conseguia levantar do carrinho onde a gordura estava.

A imagem foi muito forte.

Ela tinha emagrecido justamente 30 kg e comentou que era inacreditável que ela tivesse carregado aquele peso 24 horas por dia por tanto tempo.

Mas mesmo ela, Oprah, com acesso a tudo o que o dinheiro pode proporcionar, voltou a incorporar os 30 kgs novamente.

A atração da comida é muito forte para quem tem tendência para engordar. Outro dia eu comentei com uma amiga como minha relação com a comida mudou.

Antes da cirurgia, todos os dias a hora do almoço eu orientava minha secretária sobre o cardápio do dia seguinte e fazia isso com grande prazer, já antecipando as delícias que seriam preparadas.

Hoje ela cansou de me perguntar o que fazer pois a minha resposta é sempre a mesma: "O que voce fizer está ótimo. Hoje estou meio sem inspiração". Não consigo mais pensar na comida do dia seguinte, ainda mais na hora do almoço quando já estou com comida na minha frente.

Essa amiga me disse que ela sempre foi assim, e é claro, ela é magra.

Com a mudança no metabolismo provocada pela cirurgia, aquela loucura por comida acabou.

Continuo gostando de alguns pratos mais que de outros mas aquela fixação em comida acabou completamente. Assim fica muito mais fácil manter o peso estável, agora que estou com 61 kg.

Mesmo no Natal e Ano Novo e em férias em Caldas Novas meu peso aumentou um kilo por causa da cerveja (acho que inchei um pouco) mas dois dias depois já voltava ao normal.

Como as quantidades são muito pequenas no fim ingere-se poucas calorias. E é porisso que é fácil manter o peso. A gente nem chega a querer cometer excessos.

Como toda a mudança ocorreu recentemente, ainda me lembro bem como é fácil fraquejar quando se tem um desejo forte e constante por comida, que ás vezes nos faz perder a cabeça e em algum momento jogar todo o esforço anterior fora.

Por outro lado é um sentimento fantástico ver todos aquele kilos fora de voce, proporcionando bem-estar e auto estima.

Muita gente consegue emagrecer e nunca mais voltar a engordar, e essa é a opção mais inteligente.

Mas pessoas como eu, que passei a vida toda lutando contra o excesso de peso têm grande dificuldade em manter-se com peso adequado.

E daí se vêem diante da dificil decisão de apelar ou não para a cirurgia.

E essa é mesmo uma decisão muito pessoal, que deve levar em conta muitos fatores, inclusive estar preparado para grandes mudanças, entre elas a obrigatoriedade de fazer exercicios.

E saber principalmente que a cirurgia é uma forma de te levar a fazer e manter-se de dieta.

No meu caso valeu a pena.

14 comentários:

  1. Bom dia Ellen!
    É com imenso prazer que volto a falar com vc. Meu esposo está completando três meses que fez a cirurgia e graças a Deus, está reagindo muito bem. Com algumas restrições é claro, mas nada com uma boa reeducação não resolva. O mal estar que ele sentia é muitíssimo parecido com o que vc sentia tbém. Não com vômitos, mas uma sensação muito ruim depois da comida de meio-dia. É isso aí: Hábitos novos, Vida nova!
    Rita Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Prezada Rita

    Que boa noticia!
    A vida fica bem melhor á medida que o tempo vai passando e a gente vai conhecendo melhor o novo metabolismo e o novo corpo.
    Ainda hoje uma pessoa que não me via há meses levou um susto ao me ver saindo da ginástica.
    De fato, com 30 kg a menos sou outra pessoa.
    E agradeço a Deus todos os dias por isso.

    Não deixe de mandar noticias.

    Um abraço

    Helen

    ResponderExcluir
  3. Helen... a mídia está dizendo que o Dr. Áureo está proibido de realizar a cirurgia. Tentei entrar em contato com o consultório e não consegui.
    Faz acompanhamento com ele? Tem acesso à ele?

    ResponderExcluir
  4. Ah, outra coisa... este telefone daqui do seu blog está desatualizado. Liguei neste também e não consegui contato.

    ResponderExcluir
  5. Helen
    Tenho algumas amigas que fizeram redução de estomago e agora vivi com problema de saude, tendo que internar sempre e com amenia tendo que tomas aplicação de ferro.
    Afinal, não passa bem.
    Eu tenho diabete e estou acima do peso tenho vontade de fazer para controlar ambos.
    Meu metabolismo é muito lento.
    O que vc acha?
    gra por me responder

    ResponderExcluir
  6. Tenho consulta com ele na sgunda feira e o telefone estava atendendo normalmente. Voce observou o prefixo 62?
    Depois da consulta poderei te dizer como está a situação dele.

    Com relação ao comentário sobre fazer ou não a cirurgia, volto ao tema abordado no post acima: é uma decisão pessoal baseada em vários fatores, sendo o mais importante como a sua saude está hoje com os problemas decorrentes do peso e da diabetes.
    Outro dia alguem me perguntou se eu podia ir a uma churrascaria e comer a vontade. Esta pessoa certamente não está preparada para fazer a cirurgia pois espera continuar com os mesmos hábitos anteriores.
    É uma decisão pessoal demais.

    No meu caso foi uma ótima decisão.

    ResponderExcluir
  7. Elisete Campestrini28 janeiro, 2010

    Elisete,
    Fiz a cirurgia diabetes tipo 2 magro com Dr. Aureo,em 06/08/2008 em Goiania- estou curada!!!!! O pós-operatório tem que ser levado a sério. Segui tudo à risca!!!
    Estou Feliz.

    ResponderExcluir
  8. adorei as informações sobre a cirurgia, fico feliz por todos que fizeram e deu tudo certo,vi que não posso fazer a cirurgia, pois peso 90kg mais tenho a diabetes tipo 1, mas com todo esse resultado fico com mais vontade ainda de procurar um procedimento que eu possa fazer, pois é dificil ter 1.50m de altura e pesar 90kg, obrigada pelos esclarecimentos...

    ResponderExcluir
  9. aganim@uol.com.br29 janeiro, 2010

    Fiz a cirurgi em abril de 2006, e depois de tomar remédios para diabetes, pressão, colesterol e triglicerídios altissimos, por mais de 20 anos, parei com tudo, não tomo mais nada, todos os exames muito bom. Não era obeso, tinha 75kg, perdi 20kilos na época, e há mais de 2 anos estou com 61kg. Como de tudo, mas limitado entre 300 a 400g. fico satisfeito com o que como e não tenho problemas de saúde. Ainda neste mês, o Dr. Aureo pediu todos os exames para acompanhamento, como faz todos os anos. É de um profissionalismo e atenção que não se observa na maioria da classe médica.
    Antonio Ganim
    aganim@uol.com.br
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Marcos, tenho essa doença horrivel, peso em média 70 kgs, tomo 4 tipos de remedios por dia, um para a pressão e 3 para a diabetes, preciso que me ajudem a sair dessa. marcoss_fdo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sou diabetico faço insulina, peso 92 kg, gostaria de fazer a cirurgia, preciso saber sobre valores,
    E-mail, brasil.vaes@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  12. olá Helen! vc recebeu meu email? Preciso saber quanto custa a cirurgia pq sou de Recife . Bjo

    Carline

    ResponderExcluir
  13. Aceita Amil 20 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei.
      Você conseguirá mais informações direto na Clinica.
      Clinica do Dr. Áureo => Fone: 62-3241 7444
      End:Av.136 Nº960 - 14º andar - Setor Marista Goiânia

      Excluir

Fique à vontade para comentar...