quinta-feira, 11 de junho de 2009

Resultados da cirurgia

Estes posts relatam o dia a dia, as dificuldades e a rotina da cirurgia de transposição de íleo para cura do diabetes e da obesidade. Os relatos estão divididos em partes.

Para saber como foi a minha cirurgia desde o inicio siga abaixo: PARTE 1 http://cirurgia2.blogspot.com/2009/03/o-inicio-de-tudo.html


PARTE 4 - RESULTADOS DA CIRURGIA

Já se passaram três meses da cirurgia - Muitas transformações, algumas boas outras ruins. Dentre as ruins um profundo desconforto com a comida em geral. Tenho muito refluxo, em particular após o almoço. Às vezes tenho enorme vontade de comer alguma coisa, mas o receio de vomitar (o que acontece frequentemente) me faz repensar se devo. Nunca vomito a comida, sempre é um liquido viscoso, parecido com uma clara de ovo.

Nem sempre consigo me livrar dela da primeira vez, assim às vezes se passa até uma hora de mal estar. Depois desaparece completamente. Nunca sinto este mal estar á noite ou pela manhã. É sempre no almoço. E mais curioso ainda, nunca em restaurantes, só em casa. Vai entender...

Nesse intervalo só sinto vontade de comer picolé e sorvete. Não sei porque. Dr. Aureo receitou alguns medicamentos que pouco ajudaram, disse que entre 90 e 120 dias isso passa. Disse ainda que eu faço parte de um pequeno grupo de 5% das pessoas operadas que têm essa reação.

De fato conversando com várias pessoas que fizeram a mesma cirurgia, ninguém tem esse problema. Fui sorteada então.

O lado bom é tenho me sentido muito bem, não sinto fraqueza nenhuma. Hipoglicemia nenhuma. Nenhuma crise nestes 90 dias. Antes da cirurgia não passava uma semana sem uma crise. Perdi 14 kg. O efeito psicologico desses kilos que foram embora é fantástico.

Reabilitei meu antigo guarda roupa. Estou com muito mais energia para o trabalho e a vida. Astral excelente. Exceto o mal estar com o almoço que me deprime um pouco, tudo melhorou. Durmo melhor, intestino funcionando perfeitamente, pele boa, deixei de sentir tanto calor, muito mais disposta para minha luta cotidiana.

Quase vida normal

Quase cinco meses se passaram. Perdi quase 20 kilos. Ainda faltam 10 kg a serem despachados. Mesmo assim, meus amigos dizem que estou tão diferente que eles mal me reconhecem.
Tive que renovar meu guarda roupa pois nada mais servia. É impressionante como a vida é melhor com 20 kg a menos. Me sinto mais ágil, mais disposta, com mais energia, durmo melhor, estou mais feliz.

O mal estar após o almoço diminuiu muito, embora ainda ocorra de vez em quando. A verdade é que tenho que comer muito devagar e em pequeninas porções. Quando isso não acontece a chance de ter náusea é grande.

Isso tem um lado bom pois está me disciplinando a me alimentar melhor. Agora aprendi que o prazer da comida cessa quando engolimos. Só sentimos o sabor dos alimentos enquanto estamos mastigando. Então porque sempre comemos tão rápido engolindo enormes quantidades de comida sem nem perceber direito o sabor?

Bem de um jeito ou de outro a cirurgia nos obriga a mudar esse hábito.
Hoje as minhas refeições são feitas de pequeninas porções e elas me deixam satisfeita. É interessante como hoje, uma só fatia de pizza me deixa cheia e sem desejo de repetir. Antes da cirurgia eu poderia devorar de 4 a 5 pedaços sem esforço.

E o mais interessante é que apesar de comer pequenas quantidades gasto o mesmo tempo que meu marido, que come muito rápido.

Hoje uma pessoa me perguntou: faria a cirurgia hoje sabendo o que voce sabe agora?
Com certeza faria de novo. Certamente minha saude é outra e me sinto melhor em diversos aspectos.

Agora também penso que a gente não deveria deixar o peso chegar a patamares tão elevados sem reagir. O certo mesmo seria ter evitado tudo isso com um controle racional de peso. Mas eu só adquiri essa consciência agora e somente graças à cirurgia...

De qualquer forma o importante é como me sinto bem agora em relação a antes da cirurgia, mesmo com os eventuais desconfortos que ainda ocorrem.

Continua na Parte 5 - Seis meses depois:

http://cirurgia2.blogspot.com/2009/09/parte-5-meio-ano-depois-da-cirurgia-com.html